Código de Ética da RCP na íntegra:

   Introdução

  A RCP interpreta que ser ético é ser capaz de voltar esforços de gestão para os objetivos de aumentar a produtividade e a eficiência dos seus produtos; é o seu comportamento quando se age em conformidade com os princípios morais e as regras aceitas pela coletividade; é saber administrar a si mesmo, orientar decisões e integrar relações entre os indivíduos que delas participam, buscando um processo de aprendizagem permanente e um comportamento reconhecido com transparência e credibilidade para todos os seus clientes, fornecedores e entornos.

  Neste documento, a RCP reúne os princípios empresariais gerais que estabelece como diretrizes para conduzir seus negócios, zelando pela reputação e refletindo a sua identidade cultural para atingir padrões éticos exigidos no exercício de suas atividades.

  Princípios Gerais

  A RCP julga que a sua reputação será mantida se agir com honestidade, integridade e lealdade em todos os seus negócios e se sempre fizer o que for correto no desempenho legítimo de suas atividades visando continuação do crescimento e do sucesso da empresa. Também crê firmemente na importância fundamental de promover a confiança, a abertura, o trabalho em equipe e o profissionalismo, com orgulho do que faz. 
  Reconhece ser vital que seu comportamento se equipare a suas intenções e que os elementos - valores, princípios e procedimentos de conduta - são necessários para dar solidez e confiabilidade à imagem da empresa no mercado. A RCP atua visando proporcionar o atendimento personalizado que os sistemas de gestão integrada (Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente) preconizam, além de buscar soluções sob medida para as necessidades de cada cliente.
  Dentro de princípios éticos, a RCP procura conduzir suas atividades fundamentadas na honestidade, respeito ao próximo, lealdade, integridade, justiça, solidariedade e compromisso com valores que engrandeçam os conceitos de solidez e confiança, hoje referenciais para seus funcionários, parceiros e clientes, demonstrando sua responsabilidade social e empresarial no mercado em que atua.

 

   Relação com Funcionários

  A qualificação dos recursos humanos são essenciais para consolidar a estrutura interna da empresa e gerar mais agilidade, habilidade e contínuo aperfeiçoamento e para atender as necessidades de mudanças no cenário que o mercado exige, bem como exceder as expectativas de seus clientes dentro das normas de conduta profissional e elevado padrão ético.

  A RCP valoriza a reflexão ética como forma de aprimorar comportamentos e atitudes pessoais e considera o funcionário seu legítimo representante, pautado pelo respeito, cortesia e espírito de equipe, para que sua conduta seja compatível com os valores da instituição. A busca de resultados, a identificação de objetivos, o planejamento de carreira e perspectivas de melhor remuneração, de acordo com a sua participação em serviços prestados, são itens priorizados em comum para o desenvolvimento da empresa. Estabelece que não haja preconceitos e discriminações quanto a raça, sexo, idade, religião, incapacidade física ou classe social dentro do ambiente de trabalho.

  O conhecimento compartilhado impulsiona o crescimento das pessoas e da organização. Assim, a RCP valoriza o processo de comunicação interna de maneira a disseminar as informações relevantes ligadas aos negócios e às decisões corporativas. Os funcionários devem preservar o patrimônio, a imagem e os interesses da empresa, evitando conflitos de interesse entre suas atividades pessoais ou parte na condução de outros negócios.

  Relação com Parceiros

  A RCP compartilha os valores de integridade, idoneidade e respeito aos parceiros com os quais se relaciona, zelando mutuamente pelas suas imagens, pelos interesses comuns e compromissos acordados.  Adota processos de contratação imparciais e transparentes, zelando pela qualidade e viabilidade econômica dos serviços contratados e prestados.
  Os parceiros devem pautar seus comportamentos pelos princípios deste Código de Ética e devem converter informações sempre verdadeiras para uso na empresa.

 

   Relação com Clientes

  A RCP relaciona-se com clientes idôneos, oferecendo-lhes tratamento digno, cortês e respeitando seus direitos de consumidor, evitando dar qualquer tratamento preferencial a quem quer que seja.  Tem o compromisso com a satisfação de seus clientes fornecendo-lhes suporte e soluções que atendam seus interesses com a melhoria da qualidade de seu pessoal, da sua operação, da sua gestão e de seus produtos.
  Deve prestar orientações e informações claras, confiáveis e transparentes, para permitir aos clientes a melhor decisão nos negócios e preservar o sigilo destas informações.
  A RCP entende que onde a confiança tem que ser conquistada e onde as declarações de intenção não substituem ações concretas há necessidade de ser ter são necessárias evidências objetivas de seu comportamento e de sua proposta de trabalho.

   Relação com Concorrentes

  A RCP mantêm civilidade no relacionamento com seus concorrentes, onde a honestidade e integridade devem ser os elementos básicos em qualquer tipo de concorrência, não fazendo acordos ou práticas que contrariem os princípios básicos deste Código.
  Obtém informações de maneira lícita e preserva o sigilo daquelas recebidas por outros concorrentes.
  No exercício de suas atividades profissionais, não emite comentários pejorativos sobre a imagem e atuação de concorrentes ou sobre a qualidade ou desempenho de seus serviços.

   Relação com a Sociedade em Geral

  A RCP defende os direitos humanos, os princípios de justiça social e o ecossistema, orienta a redução ao mínimo e o controle das atividades que representam perigo, observando as normas de proteção à saúde, segurança e de preservação do meio ambiente, elegendo metas individuais compatíveis com as metas maiores da sociedade.
  Respeita os valores culturais onde atua e reconhece a importância das comunidades para o sucesso da empresa, bem como a necessidade de retribuir à sociedade parcela do valor agregado aos negócios.

 

   Gestão do Código de Ética

  Cabe à diretoria da RCP ser responsável pela comunicação e atualização, bem como a avaliação da pertinência e da aplicação deste Código de Ética a que se propõe.